A Paróquia Santa Otília nasceu juntamente coma cidade de Orleans, na região dos Campos Elíseos – Coloninha, na margem da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, bem próximo à estação. Ali existia somente uma casa pertencente ao Sr.Pedro Silvano, onde o Padre Cipriano Buonacuore – vigário de Tubarão – rezou a primeira missa de Orleans, em 1887. No ano de 1886, o Comendador Caetano Pinto determinou ao Diretor Soares que iniciasse a construção da capela o título de Santa Otília. O Comendador escolheu este título para homenagear sua filha de nome Otília que morava em Paris.
Criação da Paróquia – Orleans em 1903, recebia assistência religiosa da paróquia de Tubarão, que pertencia à Diocese de Curitiba, com frequentes visitas do Pe. Cipriano Buonacore. Em 1903 recebeu um capelão cura, Pe. Jacinto Bertero, italiano com dependência canônica de Tubarão.Porém, apenas no dia 21 de julho de 1909, durante a visita de Don João Becker, primeiro bispo de Florianópolis, é que foi fundada a Paróquia Santa Otília de Orleans, inicialmente com o título Curato. Neste mesmo ano foi iniciada a construção da casa paroquial na Rua Rui Barbosa, sendo concluída apenas em 1911.
Padroeira: Santa Otília
Fundação: Curato em 1903 e Parópquia em 21/07/1909
Clique na imagem para ampliar e ler a legenda
- Igreja Matriz Santa Otilia.
- Primeira procissão realizada pelo Pe. Ernesto Schultz em 1916 na antiga Igreja Matriz Santa Otilia (Fonte Livro Tombo da Paróquia)
- 1° Igreja Matriz Santa Otilia.
- Croqui localização da primeira matriz de Orleans feito pelo padre Ernesto Schultz em 1916.
- Pedra Fundamental Igreja Matriz
- Pedra Fundamental Igreja Matriz
- Inicio da Construção da Igreja Matriz Santa Otilia.
- Inicio da Construção da Igreja Matriz Santa Otilia.
- Projeto inicial da Igreja Matriz Santa Otilia (arquivo Paróquia Santa Otília)
- Igreja Matriz Santa Otilia.
- Construção da Igreja Matriz Santa Otilia.
- Construção da torre da Igreja Matriz Santa Otilia – Na frente Alberino Longo – Atrás Pe. Santos Spricigo.