9º Prefeito de Orleans
Aliança Liberal – AL
De 23/12/1937 a 31/07/1945.
José Antunes Matos nasceu no dia 22 de dezembro de 1885 e aos 19 anos, vindo da região da Pescaria Brava, Laguna, se estabeleceu em Orleans, abrindo uma farmácia que atendeu por longos anos à população, executando com sua experiência e capacidade algumas atividades de médico na ausência destes. Brilhante foi sua carreira política, sendo o prefeito que mais tempo permaneceu no cargo em um só mandato: assumiu no dia 23.12.1937 e deixou o cargo em 31.07.1945, ou seja, esteve à frente da prefeitura por sete anos e meio. No seu mandato destacam-se algumas grandes obras de que até hoje servem a população de Orleans. Entre elas, o Hospital Municipal Santa Otília e o prédio da Prefeitura Municipal, ambos são projetos de autoria de seu cunhado, engenheiro Nestor Figueira. No setor rodoviário teve também uma atuação significativa com a construção da ponte sobre o Rio Tubarão na saída para Urussanga, inaugurada em 1939, bem como a estrada Orleans-Lauro Muller.
José Antunes Matos conhecido como “Costinha” apelido deveu-se ao fato de seu pai ter sido traficante de escravos buscados nas costas da África e trazidos ao Brasil, por sérum homem de média estatura, daí o “Costinha”.
Dilnei Chaves Cabral – No final dos anos 40, ocupava o cargo de secretário da Câmara de Vereadores e pelo fato de na época não existirem vice-prefeito, na ausência do titular José Antunes Mattos, Dilnei assume o Poder executivo pelo período de vinte e dois dias, ou seja 08 a 30 de janeiro de 1941.
Dados: Orleans 2000 – Autor Jucely Lottin.
Foto acervo: Teka Carminati