Família Silva
Clique na imagem para ampliar e ler a legenda.
Sua origem é claramente toponímica, sendo derivado diretamente da palavra latina silva que significa selva, floresta ou bosque, e tem a sua origem provavelmente na Torre e Honra de Silva, que ficava a meio caminho das freguesias de São Julião e Silva, junto ao conselho de Valença, em Portugal.
Durante a idade média e pelo menos até o século XVII, o sobrenome Silva era visto como um dos mais nobres do Reino de Portugal, segundo alguns genealogistas, os Silvas descenderiam em parte dos reis do reino de Leão, um antigo e poderoso reino que existia na península ibérica durante a idade média e em parte dos Silvios da Roma antiga, uma família lendária, que estaria ligada aos reis de Alba-Longa e seriam descendentes do herói lendário Éneias, porem não há como comprovar a ascendência dos Silvios da Roma antiga, embora alguns autores citem um antigo manuscrito de Freire Monterroio, ficando assim a ascendência dos reis de Leão a mais provável.
Embora existam registros da utilização do sobrenome Silva desde a antiga Roma, como exemplo o general romano Lucius Flavius Silva que viveu no século I, não há como se ligar através de documentos históricos, os Silvas da Roma antiga e os Silvas da Idade média, e essa tese em grande parte parece não passar de especulação.
Apesar da enorme difusão na população lusófona em geral, “Silva” também é o nome de importantes famílias nobres, que normalmente o portavam juntamente com outro apelido. Essa difusão aconteceu no Brasil principalmente por dois motivos: O primeiro deles é que muitos portugueses que queriam começar uma nova vida buscavam anonimato nas novas terras ou sem vínculos com o passado na Europa, adotavam o sobrenome mais comum de Portugal se aproveitando do relativo anonimato que o sobrenome proporcionava.
Um estudo realizado com amostragem de 30.400 pessoas no Brasil, mostra que 9,9% dos brasileiros contemplam “Silva” em seu sobrenome, seguido por 6,1% com sobrenome “Santos”, 5,8% com sobrenome “Oliveira” e 4,9% com sobrenome “Sousa” (ou na grafia arcaica “Souza”).
Também é encontrado em França, Gibraltar, Andorra, Espanha (com origens mais remotas do Reino de Leão) e na Itália, onde é mais comum na região da Emília-Romanha e da Lombardia.
É bastante provável que o conjunto de nome e apelido mais comum nos países lusófonos seja João/José da Silva/José Silva, podendo-se comparar a John Smith em países de língua inglesa, Juan García nos de língua espanhola, Hans Schmidt nos de língua alemã ou a Giovanni Rossi nos de língua italiana.
Brasão de armas: Os Silvas vão buscar as suas armas de brasão à casa dos reis de Leão e são compostas por um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelho que se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o referido leão do escudo.
- Brasão da Família Silva
- Alexandre da Silva
- Alexandre da Silva e Araci Sandrini da Silva.
- Alexandre da Silva
- Rune Sandrini da Silva e Ivania Maria Cascaes
- Alexandre da Silva
- Runi, Zé e Mario Silva – Filhos do Seu Alexandre da Farmácia.
- Mario, Zé, Cida, Runi Sandrini da Silva.
- Zé, Cida e Rune.
- Maria Aparecida da Silva (Cida)
- Mario Sandrini da Silva.
- Mario Sandrini da Silva.
- Sentados na mesa da frente: Suzete Hilbert, José (Zè), Gina, CIda, Vânia, Maragarete Alberton, Tuca, Mário, Zé Briguent e Samuel (Rune).
- Zé tentando morder a maçã(Filho do Seu Alexandre da Farmácia) Sendo Observado por Gilberto Sandrini. De chapéu, Jane Zanini, Manja Canarin, Sônia Sandrini (mâo na cintura).
- Família Silva.